segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vector Commander


Um projeto incrível com um diferencial surpreendente... A ousadia de um profissional com a ideia brilhante de um projeto que vangloriza a EMUSIC e enriquece genialmente a cultura eletrônica, especificamente o TECHNO! O Dj comandante desse projeto fantástico é o grande Alex Strunz. Vamos conhecer um pouco mais desse suntuoso projeto...




1- Como surgiu o projeto Vector Commander?

O projeto Vector Commander, surgiu em 2002, inicialmente era um projeto de Techno e EBM (Electronic Body Music), com o passar dos anos naturalmente, houve uma fusão de estilos e influencias.

Mais sempre tendo o carro chefe que é Techno mesclando as influências Electro-Techno, Oldschool, EBM, Industrial (as velhas influencias com as novas sonoridades), sem perder a indentidade do que é o Vector Commander. Eu sempre fui cuidadoso nisso, pois não adianta voce ter varias fusões e voce não ter identidade e personalidade musical no seu projeto de produção e Live PA.

Tudo é possível, tudo é mutável, tudo pode se transformar.

Muita gente pergunta, o porque do nome “Vector Commander”?,  quer dizer Comandante Vector...aonde o comandante é o Techno, e os vetores são como se fosse um fluxograma de diversas fusões eletrônica (uma verdadeira arvore genealógica high-tech de estilos).  Sempre gostei de um nome forte e de impacto, e fiz uma lista enorme de nomes ate chegar em um que transmitiria o que sou, e o que penso;

Hoje em dia, sou especializado em LIVE PA com baterias eletrônicas valvuladas, unidade de efeitos, e minhas vozes no vocoder, aonde é feito a interferencia  ao vivo de minhas musicas. Um trabalho diferenciado, e mais trabalhoso, num mundo aonde a maioria dos lives atualmente são feito com laptop.


2- Quando e como foi o seu primeiro contato com a emusic?

Meu primeiro contato com a e-music foi em 1989, acredito eu com bandas como New Order, Depeche Mode, Front 242, Noel, Camouflage e também vários grupos de Dance Music e EBM.

Alem disso sempre fui freqüentador dos começos da Raves em São Paulo, diversos clubes como Base, U-Turn, Us Beef Rock, e também tinha muitos amigos djs, não tinha como sair do sangue..hehehe

Também cheguei a ver pela primeira vez, os primeiros djs de Techno Nacional como Mau Mau, Renato Lopes, Renato Cohen e os internacionais como Chris Liebing, Carl Cox, Sven Vath que me influenciaram de alguma maneira a ver uma nova música para mim:  O TECHNO !


3- Qual a importância da emusic em sua vida?

A importância da e-music na minha vida? Ela é tudo em minha vida, minha paixão, minha válvula de escape, meu prazer de tudo que a musica eletrônica representa para mim.

Posso dizer que me sinto feliz, em poder fazer parte dela, e ela de mim. Respiro 1000% por cento a musica eletrônica.


4- Seus ícones, quem são e onde você busca inspiração para produzir?

Meus ícones e pais de minhas influencia são sem duvidas nenhuma bandas como o Front 242 (os pais do EBM – Bélgica), New Order, e djs de Techno como Chris Liebing, Sven Vath, Dave Clarke, Speedy J, Terence Fixmer, Mauro Picotto, Bem Sims e outros.

A inspiração como a palavra diz, é um estado de espírito, quando produzo algo, pode ter certeza que um pedaço de minha alma esta ali naquela musica. A Inspiração vem daquele momento, aonde voce exporta o que vc esta sentindo em formato de musica. É algo inexplicável, prazeiro, o prazer de criar algo do zero, um desafio de você contra si mesmo, uma energia que esta naquele momento em sua mente e voce tem que concretiza-la em notas musicais.

A inspiração pode vir de varias formas, tudo em formato de emoções de um ser humano: felicidade, alegria, raiva, depressão, angustia, ...tudo é um motivo para se expressar.

Musica é isso..Sentimento !


5- Uma palavra que defina a emusic para você.

Prazer em Viver !


6- Já pensou em mudar de estilo? Se sim, qual e pq?

Já pensei em mudar de estilo, mais qual a graça de fazer a musica de que não gosta? Qual a graça de produzir algo que você não vai gostar de verdade?

Acho que são coisas como essa que devem ser colocadas na balança, mais por meu projeto ser Techno e Fusões, posso caminhar por diversos mundos, unir o que há de melhor em cada um. Acho que a música cresce, se transforma, e você não fica limitado a só aquilo.

Quando se limitamos, não atravessamos barreiras....e a musica eletrônica foi feita para não ter limites. Eu acho que se mudasse seria para alguma subvertente do Techno, pois é muito vasto ( No caso Tech-house, mais ainda com a pegada Techno ou Detroit Techno).

PS: No momento amo muito o que faço, e não mudarei..rs


7- Cada dia fica mais difícil agradar o público, qual o seu diferencial?

Eu acho que o desafio é esse, é trabalhar com foco no que faz, inovar, sair da mesmice,
o mercado é concorrido, então se você não tem segurança na proposta do que quer fazer já é 50 % a menos de seu potencial.

Meu diferencial, é ter meu Live PA com maquinas e tocar minhas próprias produções, algo único e exclusivo, e sempre tentar inovar com novas idéias e technologias;                      


8- Um set para ser perfeito deve ter?

Na minha concepção um set perfeito, primeiramente é se basear num belíssimo repertorio musical, aliado a uma boa técnica de mixagem, e o terceiro elemento é o “feeling” de sua experiência em quando tocar ou intervir naquela musica no momento.

Eu gosto muito de sets “mentais “ aqueles que conectam e se misturam em sua mente, mensagens subliminares, e quando você vai ver já esta hipnotizado. Por outro lado, também gosto de sets agressivos técnicos, acho que o melhor é mostrar os dois tipos num mesmo set.


9- Como um profissional ímpar o que você acha que vem mudando e que não deveria acontecer na cena da emusic mundial?

Eu acho que o mundo sempre está em mudança, as technologias mudam,  conseqüentemente as pessoas mudam e os profissionais também. Se você para, pode ficar para trás, mais você tem que valorizar o que voce prioriza e acha importante (até indo contra a maré as vezes).

Mesmo com todas essas mudanças remotas, acho que um fator antigo que nunca deve ser mudado, é o valor a festa pela musica, e seus profissionais serem valorizador por isso e não por imagens fakes de djs sem conteúdo musical.  É como um slogan por ai: Imagem é tudo, sede é nada ! Discordo plenamente, Musica é tudo sempreee!

Quando uma festa ou um profissional valoriza a musica em primeiro lugar, Tudo muda, ate o perfil de um publico muda por causa disso. Eu gosto de conteúdo, prestigio e apoio festas e Djs nesse sentido. Como o lendário clube Tresor diz: THE TRUE SPIRIT!


10- A influência do Techno hoje vem crescendo agradavelmente, qual o diferencial dessa vertente?

O Techno desde seus primórdios sempre teve sua raiz underground, e dificilmente saíra da sua base, mesmo sendo reciclado, fundido com outras fusões, e em alguns casos até beirando o comercial.

O Diferencial dessa vertente, que é antiga, é que um estilo de musica muito amplo e vasto em suas subvertentes. As pessoas as vezes nem imaginam, o que tem de subvertentes dentro da música Techno, diferente de alguns estilos que são 3 ou 4.

O Techno esta ai firme e forte, sempre com uma subvertente “da vez” na cena mundial, ele é mutante e isso é uma das razões de eu ter escolhido esse estilo.


11- Para os Djs iniciantes no Techno, qual a dica que você deixa?

Minha dica, primeira coisa acredite em você em primeiro lugar, se você não acreditar, quem irá? Toque o que gosta, dedique-se, estude, pratique,invista em você mesmo e ame a musica sempre em primeiro lugar.

Muita gente vai parar no meio do caminho, muita gente nem vai chegar a iniciar, muitas vezes vc mesmo vai se perguntar, estou no caminho certo? mais acredite e batalhe pelo seu trabalho incansalvemente que degrau a degrau você chegará la!


12- O lugar mais inusitado que você tocou? Um lugar que você gostaria de tocar novamente?

Acho que foram dois lugares inusitados e incríveis que tive o prazer de tocar, o primeiro foi num Transatlantico italiano da MSC Musica (evento Fashion Cruise – 2009), aonde toquei num club no ultimo andar do navio com meu live. Um club fantástico que você via todo o mar, numa altura de 13 andares de um prédio.

O Segundo foi tocar em Barcelona (Espanha 2008) no Summertech Festival, no Mirador de Torrebaró, era um tipo de um castelo desativado na colina que vc via toda Barcelona. Festival Free para 1000 pessoas !

Eu gostaria claro de voltar a tocar tanto no Navio de novo, como na Espanha novamente, mais gostaria mesmo aonde não tive a oportunidade ainda em tocar em Berlin  - Alemanha.


13- Para um Dj se destacar ele precisa ser um bom profissional, ter ousadia, ser irreverente, surpreender o público e não parar de pesquisar sobre emusic, afinal tudo está em constante mudança e temos que nos adaptar, sem deixar de lado o seu marco. Você é tradicionalista ou opta pelas mudanças constantes? Por quê?

Eu acho que um Dj hoje em dia, não tem e nem pode ser somente um dj, tem que ser mais que isso. A internet esta ai ajudando, em muitos sentidos (seja na velocidade das musicas todo dia sendo feitas), e a principio um dj tem que ter um bom network (usar isso a seu favor).

Como disse anteriormente, acho que você tem que ser um mutante, ou seja priorizar o que é importante para você, e tambem ver quando as mudanças são necessárias ao seu favor tanto musicalmente, no seu gosto pessoal e technológico.

Minha Tradição é sempre acreditar na musica de qualidade em primeiro lugar, seja tocando, seja produzindo, mais as mudanças são necessárias quando é preciso. Continuo sendo tradicional nas minhas influencias oldschool, mais sempre olhando pro futuro (as novas influencias) sem perder sua personalidade.

Contatos

Em primeiro Lugar, queria agradecer pela entrevista, foi muito legal participar. Espero estar um dia ai em suas terras mostrando meu som.

Meus contatos ai:

Vector Commander Live PA (Analog Techno Machines)>>

Sets do meu live PA Vector
Myspace / Website
You Tube - Canal de videos Vector Commander
Email: djstrunz@hotmail.com (Informações / Contratação)


Continuo ai a 3 anos, com meu programa Vector Radio (Techno FM- Canadá) sempre trazendo um dj nacional e internacional, aonde as pessoas podem ver a programação e baixar os sets!


E também continuo firme e forte com meu selo de Techno, chamado Extreme Forces com um casting de produtores nacionais e internacionais para saber mais:

MySpace / Website oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário